“Foi com grande tristeza que recebi a notícia do falecimento do companheiro Vicente André Gomes. Ele deixa um legado muito importante de dedicação a quem mais precisa. Seu empenho às causas sociais era admirável! Lamento profundamente sua partida. Meus sinceros sentimentos a família e amigos.”
Almir Fernando
Na noite desta sexta (08) fomos surpreendidos pela notícia do falecimento do médico Vicente André Gomes. Ele estava enfrentando a batalha contra a Covid-19 aos 68 anos.
Exercia a medicina social desde 1978, quando formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas, seguindo os passos pai, o Doutor Moacyr André Gomes. E juntos, fizeram da profissão um meio para ajudar aos que mais necessitam.
Assim se definia: “Era político por convicção dos ideais que defendeu e médico por paixão!”
Vicente era cardiologista. na sua trajetória política foi Vereador do Recife por seis vezes e Deputado Federal por uma vez. Em 2000, foi candidato à Prefeitura do Recife e obteve uma votação significante para a definição do 2º turno, onde apoiou o candidato João Paulo (PT) eleito no mesmo ano. Sua última investida em cargo eletivo foi em 2016, candidatando -se a deputado estadual pelo PSC.
Almir Fernando, em reunião plenária virtual nesta terça (12), disse que apresentará um projeto de lei de sua autoria para dar o nome de Vicente André Gomes à próxima unidade de saúde inaugurada no Recife. “Vicente era vereador do nosso partido quando entrei. Vimos sua luta no partido e nas comunidades. Chegou a ser presidente da Câmara, mas o víamos sempre nas comunidades fazendo seus atendimentos. Vimos muitos testemunhos das pessoas que eram atendidas por Vicente”.
O trabalho do político na presidência da Câmara do Recife também não deixou de ser destacado por Almir Fernando. “Vicente foi um presidente que sempre defendeu esta Casa. Ele abraçava a Câmara, os vereadores.”
Paulo Xavier