Cinco municípios da Região Metropolitana do Recife tiveram quarentena decretada pelo governo do estado. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (11) e vale para Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, a partir do próximo sábado (16) e vai até 31 de maio. A iniciativa busca aumentar os índices de isolamento social. Antes da determinação, as pessoas somente recebiam a recomendação de ficar em casa. O Estado contabiliza 12.470 casos, 972 óbitos e 1480 recuperados.
O trânsito de veículos fica restrito e o comércio terá reforço na fiscalização. Entre esta terça (12) e sexta-feira (15), as medidas valem em caráter educativo. O uso de máscara também passa a ser obrigatório por moradores e trabalhadores dessas cidades. Pessoas sem o equipamento em vias públicas serão orientadas a retornar para suas casas. Estabelecimentos comerciais ou transporte público serão autuados quando for constatada a presença de pessoas sem o uso das máscaras.
A circulação de veículos será determinada por placas ímpares e pares. Também haverá a instalação de pontos de controle móveis e intermunicipais. O decreto determina a realização de ações de fiscalização e a apreensão dos veículos sem autorização para transitar.
As exceções serão os profissionais das áreas de saúde, segurança, defesa civil e de uso oficial. Veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos e ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega também estão liberados.
A circulação de pessoas será controlada através da exigência de documento de identificação, justificativa do destino e finalidade essencial para a saída.
Recife – Em boletim publicado no dia 10/05, a Prefeitura do Recife confirmou 403 novos casos da Covid-19, sendo 233 casos leves e 170 casos de (Síndrome respiratória aguda grave) SRAG. Também foram confirmadas laboratorialmente 30 novas mortes, sendo 3 com informações ignoradas (11 homens e 16 mulheres), ocorridas entre os dias 25 de abril e 9 de maio de 2020.
O município totalizou 6.984 casos, sendo 3.350 leves e 3.634 de SRAG e destes 415 evoluíram para o óbito. Veja o detalhamento por RPA.
Paulo Xavier