Teve auxílio negado? Saiba como recorrer

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Almir Fernando
em 26/05/2020

Quem teve o auxílio emergencial negado e discorda do motivo apresentado pode fazer uma contestação pelo próprio programa Caixa Auxílio Emergencial.

Quem errou os dados na hora de fazer o pedido deve fazer uma nova solicitação. Mas quem declarou tudo corretamente e ainda assim teve seu pedido negado pode contestar o resultado e enviar o pedido para ser reanalisado.

Passo 1 – Acesse o site da Caixa Auxílio Emergencial (https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio) e clique em “Acompanhe sua solicitação”.

Passo 2 – Digite seu CPF, clique em “Não sou um robô” e depois em “continuar”

Passo 3 – Digite o código de acesso recebido via SMS no celular. O código é válido por 24 horas.

Passo 4 – Irá aparecer a tela informando o motivo pelo qual o auxílio emergencial foi negado. Se o problema foi um erro na hora de fazer o cadastro, deve refazer o pedido. Clique em “Realizar nova solicitação”. Mas se a recusa aconteceu por um motivo do qual você discorda, clique em “Contestar essa informação”.

Passo 5 – Irá aparecer uma caixa de mensagem informando que o cidadão tem certeza de que o motivo deve ser reanalisado. Clique em “Continuar”.

Passo 6 – Na tela seguinte, o programa informa o motivo pelo qual você está apresentando a contestação e pergunta se você afirma, perante as penas da lei, que a informação não corresponde a sua situação atual. Se concordar, clique em “continuar”.

Passo 7 – Nesta tela, o programa apresenta uma declaração detalhada que as informações prestadas para solicitar o auxílio são verdadeiras e que o motivo apresentado para a negativa do auxílio não é válido. É preciso marcar as duas caixas concordando com o que está sendo afirmado e clicar em “continuar”.

Passo 8 – O pedido foi enviado para contestação e será novamente analisado. O acompanhamento deve ser feito da mesma maneira que a solicitação original. O processo pode ser acompanhado por meio do site da Caixa, do aplicativo, ou do portal da Dataprev.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade