O educador social trabalha com adolescentes infratores, vítimas de abuso, violência ou exploração física e psicológica, população carcerária, moradores de rua, dependentes químicos e pessoas com deficiência, por exemplo. Utiliza ferramentas pedagógicas para promover a integração e torná-las ativas. Sua função é dar atenção, defender e proteger todos esses grupos, visando assegurar seus direitos.
Para isto, faz o acolhimento dessas pessoas, conversa com elas e as orienta, estabelecendo uma relação para auxiliá-las durante o processo de ressocialização. Também pode desenvolver atividades culturais, escolares, esportivas, recreativas, educativas e laborativas, voltadas ao desenvolvimento humano.
Para trabalhar nesta área, é preciso possuir características como paciência, empatia, habilidade para se comunicar com as pessoas, comprometimento e identificação com a causa social. Além disso, é necessário ter preparo psicológico para lidar com os casos que encontrará durante o trabalho.
INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DO RECIFE, O DIA 19 DE SETEMBRO COMO O DIA MUNICIPAL DO EDUCADOR SOCIAL. LEI Nº 17.844/12 SANCIONADA EM 19/12/12
Quer sugerir a criação de leis para ajudar a população? Entre em contato conosco.