Sempre penso e me preocupo em ajudar de alguma forma os jovens e adolescentes, pois são o futuro da nossa sociedade. Um dos meus objetivos é combater um problema que tem se tornado cada vez mais frequente em nossa sociedade entre jovens e adolescentes, especialmente os do Ensino Médio. Sou autor do projeto de lei que trata sobre esse tema e tramita na Câmara do Recife. A proposta já recebeu parecer favorável das Comissões de Saúde; Finanças e Orçamento; Cultura; e Direitos Humanos.
O projeto institui a criação de programas de ações preventivas visando combater a depressão e o suicídio entre os adolescentes nas escolas do município, que poderão fazer parcerias com instituições públicas e/ou privadas e promover palestras, workshops e outros instrumentos de capacitação. Os Educadores deverão participar de curso de capacitação e/ou requalificação para lidar adequadamente com o tema e as escolas municipais deverão promover encontros com as famílias para inseri-las no debate.
O suicídio tem sido tratado como um problema de saúde pública e o Brasil está entre os países que assinaram o Plano de Ação e Saúde Mental 2015-2020, lançado pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde. Esse Plano de Ação foi desenvolvido para acompanhar o número anual de mortes em cada país e o desenvolvimento de programas de prevenção.
Segundo especialistas, o problema é normalmente associado a fatores como depressão, abuso de drogas e álcool, violência sexual, abusos, violência doméstica e bullying. Numa sociedade extremamente competitiva, que incentiva cada vez mais o uso de medicamentos, essas questões precisam ser debatidas com urgência.
Deixe um comentário