A doação de sangue é um ato de grande importância. Há milhares de pessoas que precisam de sua doação, e neste momento o número de doação de sangue está baixo, segundo o HEMOPE.
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) tem registrado a baixa no estoque de sangue. No estado, há duas que leis incentivam a doação de sangue nos hemocentros. Uma delas dá direito a meia-entrada em diversas atividades culturais, a outra isenta os doadores da taxa de inscrição em concursos estaduais.
Os homens que doaram, no mínimo, três vezes em um ano, e as mulheres que doaram, ao menos, duas vezes em doze meses, são considerados doadores.
Para ter acesso aos benefícios, é necessário ter o documento de comprovação de doação de sangue ou medula, obtido no Hemope. A meia-entrada é válida para salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento.
O documento deve ser solicitado no momento da doação. Ele é feito pelo próprio hemocentro, pelo Hemope que faz esse controle.
Existe a previsão de multa para os espaços que não cumprirem a lei, com sanções que vão de advertências até multa de R$ 500 a R$ 100 mil. Os estabelecimentos também podem ter sua licença cassada, caso não cumpram a determinação.
Se você pode doar sangue, não pense duas vezes. Vidas denpendem de sua doação. Doe!
Deixe um comentário