O Porto Digital e a prefeitura do Recife lançou, nesta terça (14), um programa de inclusão de ex-alunos de escolas públicas na área da tecnologia. A ideia é capacitá-los para ocupar vagas nas empresas do setor, que precisam de mão de obra qualificada. Serão ofertadas 1,7 mil vagas, até 2024, sendo 200 delas para a primeira fase.
A prefeitura informou que os interessados em participar dessa primeira etapa já podem fazer as inscrições para dois cursos gratuitos. O cadastramento é realizado pelo conecta recife.
Os cursos ofertados nessa etapa são de análise e desenvolvimento de sistemas e sistemas para internet. As inscrições seguem até as 22h do dia 26 de setembro.
São 50 vagas para o turno da manhã e outras 100 para o turno da noite, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Há também 50 oportunidades para o turno da noite, no curso de sistema para internet.
É necessário que o candidato tenha cursado todo o ensino médio na rede pública. Os estudantes que fizeram o ensino fundamental em escolas do governo também terão prioridade no processo seletivo.
De acordo com a prefeitura, 50% das vagas devem ser preenchidas por pessoas negras ou pardas. Em caso de empate, a prioridade será para as mulheres.
Segundo o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio os cursos têm duração de dois anos e seis meses e foram feitos especialmente para o projeto.
Deixe um comentário