É preciso avançar na coleta e tratamento de esgoto nas comunidades da Zona Norte da cidade. Tentamos, quase todos os anos, colocar emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA), Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para melhorar o esgotamento sanitário do Recife, principalmente nas comunidades mais carentes da Zona Norte, onde praticamente inexiste o tratamento sanitário.
Estamos tendo um bom resultado no tratamento sanitário realizado pela Prefeitura do Recife na Linha do Tiro e em Beberibe, ambos na Zona Norte. Ficamos felizes porque está chegando o tratamento nas comunidades. É uma coisa que sempre cobramos e agora está acontecendo. Espero que possamos avançar mais para que as comunidades tenham o esgotamento sanitário tratado. As próprias pesquisas dizem que quando você gasta R$ 1 em esgotamento sanitário, vai economizar R$ 3 em saúde, porque as pessoas não vão ter a necessidade de procurar hospitais para se tratar.
A população precisa contribuir para com a limpeza da cidade junto ao recolhimento dos resíduos sólidos que, já vem sendo realizado pela Prefeitura do Recife. À destinação dos resíduos sólidos também precisa de uma certa educação de nós mesmos, moradores das comunidades. Infelizmente, as pessoas descartam muito lixo nas praças. É importante que a Prefeitura faça esse esforço para resolver essa questão colocando ecopontos para as pessoas terem onde descartar seus lixos, metralhas, móveis que as pessoas colocam em praça pública.
Já existem exemplos de melhoramento no abastecimento de água em algumas comunidades. Vimos uma melhora significativa na Zona Norte, mas ainda requer uma atenção maior. A gente vem sofrendo, principalmente no Vasco da Gama, Alto do Eucalipto, Alto José do Pinho, Morro da Conceição, toda aquela área tem sofrido muito com a falta de água. Atualmente, até o carro pipa que a gente tinha não está chegando mais nas casas das pessoas. Elas estão tendo que tirar dinheiro do bolso para poder ter acesso à água potável.
Deixe um comentário