Sou autor da lei municipal nº 18.324/17, que institui o Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio no calendário oficial do Recife. E também é de minha autoria, a lei nº 18.460/2018, que declara os Caboclinhos e as Tribos de Índios patrimônios artísticos e culturais da capital pernambucana.
Além de celebrar o Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio, a solenidade desta quarta-feira tinha como objetivo manter viva nas pessoas a história dos indígenas do Brasil e salientar a relevância das agremiações carnavalescas para a cidadania, para a dignidade de seus participantes e para a economia da cultura.
Manifestação popular, originária da mescla indígena, os Caboclinhos expressam um forte sentimento nativista. São homens, mulheres e crianças que apresentam vigorosas coreografias em ritmo marcado pelo estalido das preacas, espécie de arco e flecha de madeira. As Tribos de Índios são oriundas do Estado da Paraíba, mas foram incorporadas ao Carnaval do Recife, sendo muitas vezes confundidas com os caboclinhos. Apresentam danças bastante complexas, acompanhando o ritmo marcado pela musicalidade indígena, com temáticas ligadas à luta, guerra, morte e ressurreição.
Tive o prazer de fazer a entrega de placas a 18 homenageados, entre grupos de caboclinhos e tribos de índio, que são típicos do folclore e do Carnaval pernambucano.
Uma apresentação cultural do cortejo dos Caboclinhos e Tribos de Índios foi realizada, com música tocada pelo terno do Caboclinho, núcleo musicais desse tipo de agremiação.
Associações homenageadas:
Associação Carnavalesca dos Caboclinhos e Índios de Pernambuco (ACCIPE)
Amauri Rodrigues de Amorim; o presidente da Associação Cultural de Caboclinhos de Goiana e Índios (ACCGI)
Grupos de Caboclinho homenageados:
Tribo Indígena Tapirapé (Recife)
Tribo Tupã (Recife)
Tribo Indígena Carijós do Recife (Recife)
Caboclinho Cahetés de Goiana (Goiana)
Caboclinho Canidé de Goiana (Goiana)
Tribo Taquaraci (Recife)
Tribo Tayguara (Recife)
Caboclinho Tupynambá de Goiana (Goiana)
Caboclinho Tupi Guarany (Camaragibe)
Grupos de Tribo de Índio homenageados:
Tribo Indígena Orubá (Goiana)
Tribo de Índio Tabajaras (Goiana)
Tribo de Índio Ubirajara (Itapissuma)
Tribo de Índios Tupiniquins (Recife)
Tribo Indígena Onça Negra (Goiana)
Tribo de Índio Tupi Guarani (Recife)
Tribo de Índio Tupi Nambá (Recife)
Deixe um comentário