Além dos bancos, locais como casas lotéricas e os bancos postais dos Correios poderão estar sujeitos às novas regras, caso o projeto seja aprovado pelo plenário da Câmara e sancionado pelo prefeito do Recife.
A medida deverá garantir maior dignidade e segurança às clientes mulheres dos estabelecimentos que prestam serviços financeiros. O projeto em questão tem como intuito preservar a intimidade que precisarem passar pela verificação de bolsas. Sendo a vigilante do sexo feminino, torna-se esse processo mais tranquilo e confortável para a cliente, como a autora do projeto afirma em sua justificativa. O serviço desses profissionais atualmente é amplamente utilizado por bancos, empresas prestadoras de serviços e financeiras em geral como força auxiliar da segurança pública. Nesses locais, é comum que os vigilantes exerçam uma fiscalização preventiva como condição para ingresso dos cidadãos, a exemplo a verificação de pertences pessoais dentro de bolsas.
Ao final do encontro, foram distribuídos outros cinco projetos de lei aos relatores para a emissão de pareceres. A próxima reunião da Comissão de Segurança Cidadã está marcada para o dia 2 de maio, às 14h, na Câmara do Recife.
Deixe um comentário