PIS e FGTS serão liberados em breve

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Almir Fernando
em 17/04/2020

A partir de julho deste ano, fica disponível o saque do saldo de todos os titulares de conta individual do PIS. Entenda como funciona o procedimento para receber um dinheiro extra. Outro benefício que estará liberado, em breve, será o FGTS de contas ativas ou inativas.

Quem pode receber

Para ter direito, o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Qual o valor do Abono

O trabalhador deverá ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base, requisito para ter o direito ao Abono Salarial, e cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício, sendo que o período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral. O valor máximo pode ser de R$1.045,00

Como receber

  • por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança na Caixa;
  • nos caixa eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão;
  • em agência da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação.
  • Quem possui o Cartão Cidadão pode efetuar o saque nos caixa eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.
  • Quem não possui o cartão, deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento oficial de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha.

FGTS

O governo federal confirmou no Diário Oficial da União (DOU) uma nova fase de liberação de recursos do FGTS. Medida Provisória publicada vai permitir saques de R$ 1.045 por trabalhador. A medida faz parte das ações adotadas para atenuar os efeitos econômicos do novo coronavírus no País. Os valores poderão ser retirados a partir de 15 de junho e ficarão disponíveis até 31 de dezembro. Para efetuar os pagamentos das contas do FGTS, a Caixa vai anunciar um cronograma, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores.

Maiores informações

Para ter acesso ao calendário de pagamentos do PIS e FGTS vá ao site da Caixa Econômica Federal, espaço que disponibiliza informações oficiais dos programas sociais. Cuidado com aplicativos falsos compartilhados em Whatsapp. É mais seguro ir à opção citada acima.

Com informações da Caixa e revista Exame

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade