A importância dos campos de futebol nas comunidades

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Almir Fernando
em 13/05/2020

“Muitas pessoas acham que é mais importante destruir os campos e fazer a construção de habitacional, escola ou unidade de saúde. Mas quando as pessoas estão ali jogando, elas estão ocupando a mente e esses espaços de lazer são fundamentais para afastar os jovens das drogas e da marginalidade. Esses espaços são importantes para todos. Não só pelo esforço e para a formação do atleta, mas para a saúde, para as atividades culturais. Um espaço desses, com uma boa manutenção, pode ser utilizado pela comunidade para tudo. Principalmente para o futebol, gerando bons atletas”.

Almir Fernando

Os campos de futebol de várzea se constituem em uma tradição na cidade, no Estado e no Brasil. Desses espaços já saíram vários atletas de renome do futebol. O Recife possui mais de 100 em funcionamento.

Comecei minha história no futebol jogando no Palmeirinha Futebol clube e sei muito bem como são os campos de futebol de várzea e os motivos para sua defesa. Como vereador, promovo anualmente audiências públicas e debates sobre o tema. Esta é uma das minhas bandeiras de luta.

Solicitei a Prefeitura o tombamento, preservação, revitalização e desapropriação de vários campos. Entre eles estão: Campo da Compesa/Elite – Jordão, Campo do Alto Santa Tereza – Passarinho, Campo da Compesa – Alto do Pascoal, Campo do União – Macaxeira, Campo CSU Novais Filho – Imbiribeira, Campo do Galícia – Nova Descoberta. Também são lançadas, anualmente, emendas orçamentárias na Câmara.

Sou autor da Lei nº 17.933/2014, que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa de Tombamento, Preservação, Revitalização e Desapropriação dos Campos de Futebol de Várzea na Cidade do Recife.  

Em 2009, o então prefeito João da Costa, sancionou a Lei Municipal nº 17.544, que criou as Áreas de Preservação Esportiva e de Lazer, no sentido de proteger os campos de várzea da especulação imobiliária.

Dei entrada no Projeto de Lei de nº 277/2017, que institui o Programa Adote um Campo, para captação de parcerias para a implantação, reforma e manutenção de campos públicos de futebol amador.

Você que é frequentador dos campos de futebol de várzea, que apóia esta causa, tem algum projeto social voltado ao uso destes espaços; Participe comigo! Vamos fortalecer ainda mais nossa luta pela preservação, melhorias e tombamentos dos campos de futebol de várzea na Cidade do Recife. Clique no botão “QUERO PARTICIPAR’.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade