Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.
Esgoto
No Brasil 52% da população tem coleta de esgoto.
Em Pernambuco são 72,3% dos pernambucanos com acesso a coleta de esgoto.
Em Recife 43,5% com acesso a coleta de esgoto.
Água
O Brasil tem 83,62% da população com acesso a água tratada.
Pernambuco são 91,9% dos pernambucanos tem água tratada.
Recife 88,1% dos recifense tem água tratada.
tratabrasil.org.com.br
www.saneamentobásico.com.br
www.senado.leg.br
O seneamento básico é fundamental para o desenvolvimento de qualquer cidade e no Recife não é diferente.
Apenas 40% de nossa cidade tem saneamento básico.
Tendo em vista a importância desse assunto, ao longo do meu mandato, tenho sempre debatido questões de temas relacionados ao saneamento básico, pois o saneamento é uma forma de manter o equilíbrio no meio ambiente e consequentemente melhorar a qualidade de vida da população.
É de grande importância dar atenção as comunidades carentes, pois é justamente nesses locais onde não existe o serviço do saneamento, evidenciando a grande desigualdade social.
Podemos dividir em três pontos os serviços, dentro do saneamento.
São eles:
Abastecimento de água
A falta d’água tem sido um dos grandes problemas da nossa cidade.
Tenho me esforçado bastante para resolver esse problema.
Já fiz várias reuniões, audiências públicas e até a protesto em frente ao palácio do governo cobrando soluções para esse problema.
Esse problema atinge principalmente as comunidades nos morros da zona norte do Recife.
Há locais que até hoje não chega água, mas após muita cobrança, ouve alguns avanços, pois a Compesa fez um investimento de aproximadamente 20 milhões, para tentar melhorar a situação.
Ainda tem muito trabalho a ser realizado, pois o povo continua sofrendo bastante.
Muitas vezes precisando ter suas casas abastecidas com carro pipa.
Não vou desistir dessa luta! vou continuo cobrando.
Acompanhe no vídeo um resumo das nossas cobranças.
Sabemos que muito foi feito, mas ainda tem muito trabalho para ser realizado em relação ao abastecimento de água.
É uma luta que não irei parar, e continuarei travando.
Enquanto tiver uma família sem ser abastecida, estarei nessa luta junto com o povo!
Rede de esgoto
Em casa ou no trabalho frequentemente lavamos as mãos, tomamos banho, lavamos a louça, a roupa e usamos a descarga do vaso sanitário. Toda essa água eliminada é chamada esgoto. Daí a necessidade de que cada morador pedir a ligação da sua residência à rede coletora para contribuir com a saúde pública e a recuperação ambiental, proteger a sua saúde e de toda sua família. Quando toda essa água não recebe o devido tratamento, ela pode poluir rios e fontes, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal, ou, causar grandes danos à saúde pública por meio de transmissão de doenças. Ligar a rede coletora do esgoto à galeria de água pluvial, que tem grande volume de água pode obstruir e danificar as redes de esgoto. Este entupimento ou obstrução muitas vezes provoca retorno de esgoto pelos ralos e pias dentro das moradias.
Nos bairros onde existem esgotos ao ar livre ou fossa, o mau cheiro e a sujeira proliferam juntamente com o lixo, favorecem a reprodução de ratos, baratas e moscas e muitas bactérias prejudiciais a nossa saúde, causando o aumento de doenças, como verminose, hepatite, disenteria, leptospirose, cólera, dengue e muitas outras. Portanto, dois objetivos são fundamentais para o planejamento de um sistema de esgoto: a saúde pública e a preservação ambiental. (Compesa)
No Recife, uma grande parte das famílias utilizam as fossas para desfazer dos dejetos, ou, jogam os dejetos diretamente nos esgotos.
É necessário que haja um projeto de estação de tratamento de esgoto, para que a população(carente, que não tem acesso a esse serviço)tenha acesso a uma rede coletora.
Coleta de lixo
A tarefa de varrer, lavar, limpar e conservar a cidade é do poder público.
A poluição e outros fatores de degradação, exigem a limpeza frequente das ruas da cidade.
Sabemos que a prefeitura tem feito sua parte com a coleta de lixo, que é fundamental para saúde da população.
Pois a higiene é um ponto fundamental no equilíbrio das condições sanitárias. Por isso, é dever do Estado, também orientar os habitantes sobre a necessidade de cuidar bem do ambiente em que vivemos.
Pensando nisso, como vereador tenho solicitado constantemente na tribuna da Câmara, e ao Prefeito Geraldo Júlio, a criação de um programa para conscientizar a população, a fazer o descarte de lixo de forma correta.
Tenho solicitado também, que faça a extinção dos pontos de lixo,
criando áreas de lazer, como por exemplo, praças para uso de todos da comunidade e a construção de ecopontos.
Tenho incentivado a população a participar de mutirões, para criar espaços como de plantios, retirando o ponto de lixo.
A união do poder público e meu mandato, está fazendo a diferença.
Mas a união da população com a prefeitura é fundamental, para a construção de um ambiente mais limpo e saudável para todos.
Como vereador tenho feito minha parte!
Se você tem alguma sugestão, deixe seu comentário.
É necessário que haja a conscientização de todos, poder público e a população, para a construção de um ambiente mais limpo e saudável para todos.
Deixe um comentário